Rádio Som de Deus



Lançado em: 18-03-2019

Em Cristo, transfigurados!

Meus queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o segundo domingo da Quaresma. Como dissemos na nossa última reflexão, esse Tempo Litúrgico nos chama à conversão, que é construída a cada dia, e também nos prepara para melhor celebramos a Páscoa do Senhor.

Atualmente, há quem diga que em nossa sociedade não haja mais pessoas que iluminam, apontam o caminho a ser seguido, ou seja, que sejam referências éticas, morais e etc. A falta de referência, por vezes, tem levado a sociedade a agir por impulso sem medir as consequências dos seus atos e sem a capacidade de reconhecer os seus erros e, ao menos, tentar consertá-los.

A Liturgia da Palavra de hoje nos mostra algo diferente. Ela lembra a todo cristão da necessidade de deixar-se transfigurar em Deus. Transfigurado em Deus, o cristão assume a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

Na primeira leitura, extraída do livro do Gênesis (Gn 15,5-12.17-18), o Senhor conduziu Abrão e com ele estabelece uma aliança. Deus pede para que Abrão vislumbre as estrelas do céu e lhe promete que assim como as estrelas do céu são numerosas, também numerosa será a descendência de Abrão. Mediante a tamanha graça, Abrão não tinha outra coisa a oferecer a Deus senão renovar a sua fé. Contudo, Abrão pede um sinal a Deus. O sinal da presença de Deus é dado em forma de fogo no meio das metades dos animais sacrificados (v.17). Com isso, Abrão abandona as certezas humanas e confia seu futuro a Deus.

Na segunda leitura, extraída da carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 3,17-4,1), Paulo exorta à comunidade dos Filipenses a respeito da transformação conforme o modelo da glorificação de Cristo. Ele alerta para a presença de pessoas que “se comportam como inimigos da cruz de Cristo” (v.18), ou seja, só querem a glória, mas se esquecem que antes da ressurreição veio a cruz. Paulo lembra que a vida do cristão deve ser moldada à vida de Cristo. O lugar do discípulo de Jesus é perto dele. Isso significa um grande desafio para a vida: moldar-se a Cristo para poder está junto dele.

No evangelho, extraído do evangelista São Lucas (Lc 9,28b-36), Jesus leva Pedro, João e Tiago para rezar. No alto da montanha “seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante” (v.29). Dois homens, Elias e Moisés, revestidos de glória, conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Ao acordar, os discípulos vislumbram a glória de Jesus e dos dois homens que estavam com ele. Os apóstolos queriam construir três tendas, quando uma voz veio da nuvem que dizia “este é meu Filho muito amado, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”. Os apóstolos não entendiam: queriam construir, no monte Tabor, três tendas para ficar com Jesus na sua glória. Ainda não sabiam que para chegar na ressurreição se passa pela paixão.

A Liturgia da Palavra nos convida a nos deixar ser transfigurados. Abrão tinha assumido a caminha na obediência da fé (cf. Gn 12). Contudo, não tinha descendência. Deus lhe jurou que lhe daria uma descendência e Abrão acreditou. Para sermos transfigurados precisam acreditar, ter fé (primeira leitura). Não podemos nos deixar levar somente pela glória dos céus. Sim, é para lá que vamos. Mas, antes de se chegar ao seu precisamos caminhar com a nossa cruz, assemelhando-nos ao Cristo que morreu por nós e, no terceiro dia ressuscitou. Não há glória sem cruz (segunda leitura). Cientes da cruz que devemos carregar não podemos deixar de está na presença de Deus. Está na presença de Deus não significa desligar-se das coisas do mundo, pelo contrário, é ser a presença de Deus no mundo (evangelho).

Peçamos a Deus a graça de transfigurados n’Ele o nosso espírito seja alimentado com a Sua Palavra, para que, purificando o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da Sua glória, pois, o Senhor é a nossa luz e salvação.

Autor: seminarista Ícaro Marcos Soledade Oliveira

Revisão ortográfica: Nelmira Moreira




5 Últimos Lançamentos

Ama teu próximo como a ti mesmo! - 13-07-2019


As colunas da Igreja: São Pedro e São Paulo - 28-06-2019


VIDA É MISSÃO! - 21-06-2019


A Trindade Santa - 14-06-2019


​​​​​​​Alegrai-vos! Desce sobre vós o Paráclito! - 08-06-2019


Rádio Som de Deus
O momento foi festejado com a participação da Banda Recomeçar de Feira de Santana.
Copyright © 2016 - Rádio Som de Deus
Todos os direitos reservados